Hoje, dia 8 de Outubro de 2020, comemora-se o Dia Mundial da Visão, este ano com o lema: “Esperança na Visão” (OMS).
Trata-se de uma data especial, que assinala um sentido singular, sobre o qual se centra a nossa atividade e a nossa missão na sociedade.
Com a comemoração deste dia pretende-se não só enaltecer o sentido que mais contribui para a nossa relação com o mundo que nos rodeia, mas também alertar para os problemas que afetam a visão de milhões de pessoas a nível mundial.
Em 2019, estimava-se que 2.2 mil milhões de pessoas apresentavam cegueira ou algum tipo de incapacidade visual e que pelo menos em metade pudesse ser prevenida. Entre as principais ameaças à saúde visual encontramos a Miopia e a Retinopatia Diabética.
Pelas palavras do atual Diretor Geral da OMS, “Não é aceitável que 800 Milhões de pessoas tenham limitações nas suas atividades diárias por dificuldades no acesso a óculos”.
Os estabelecimentos de Óptica e os profissionais da Saúde Visual credenciados, trabalham todos os dias para garantir que as pessoas que necessitam de algum tipo de ajuda visual possam receber os melhores cuidados e as melhores soluções técnicas e tecnológicas.
Pela sua Saúde Visual.
Optometrista Drº Carlos Lourenço.
Licenciado em Optometria e Ciências da Visão, pela Universidade da Beira Interior.