Dia Mundial da Retina.

/ / Visionistas

Celebra-se hoje, 29 de Setembro de 2020, o Dia Mundial da Retina e tratando-se de uma estrutura fascinante e fundamental para a nossa visão, não poderíamos deixar de o assinalar.

É habitual a comparação do funcionamento do olho humano ao de uma máquina fotográfica e a retina atua como o filme que captura a luz dos objetos que vemos e traduz essa imagem em estímulos elétricos para que o cérebro possa interpretar essa informação. Seria portanto impossível ver sem Retina.

Na Retina podemos encontrar diversos tipos de células num mosaico complexo, entre as quais, cerca de 10 Milhões de fotorreceptores (Cones e Bastonetes) que nos permitem detetar a luz, os movimentos, as cores e os detalhes.

Sendo uma estrutura tão importante, as diferentes patologias que a afetam, habitualmente, prejudicam severamente a visão, sendo por isso necessário realizar despistagens regulares para identificar possíveis alterações e assim antecipar o diagnóstico e o tratamento adequado.

Entre as doenças mais frequentes da Retina encontram-se a Degenerescência Macular Relacionada com a Idade, a Retinopatia Diabética ou a Retinopatia Hipertensiva, que são algumas das principais causas de incapacidade visual severa e que afetam cada vez mais pessoas.

A prevenção dos fatores de risco como a exposição solar excessiva sem proteção e os hábitos tabágicos e alcoólicos são fundamentais para possibilitar a manutenção da integridade desta peça fundamental da nossa visão.

Optometrista Drº Carlos Lourenço.

Licenciado em Optometria e Ciências da Visão, pela Universidade da Beira Interior.