A importância de uma boa visão nas crianças.

/ / Visionistas

Quando pensamos numa boa visão, habitualmente pensamos na capacidade de ver letras ou detalhes pequenos a uma grande distância, mas isto é, apenas, ter uma boa acuidade visual.

Ver bem é um processo que envolve diferentes órgãos importantes como os olhos e o cérebro para que possamos ver cores, interpretar figuras, dimensões e até volumes, tudo isto numa fração de segundos.

A visão é um sistema tão importante e complexo que se desenvolve desde o nascimento e ao longo de vários anos através da interação aos estímulos que nos rodeiam, é por isso também uma aprendizagem.

Por este motivo é tão relevante o devido acompanhamento e avaliação da visão das crianças, logo desde o primeiro momento, por forma a possibilitar um correto desenvolvimento e uma intervenção precoce caso necessário.

Crianças com problemas de visão, como um estrabismo (desvio ocular), uma ambliopia (olho preguiçoso) ou até a falta de óculos de correção, habitualmente, encontram dificuldades ao nível escolar, social ou desportivo, pelo que devem ser realizadas avaliações regulares, especialmente nos primeiros 8 anos de vida.

Através da visão recebemos e interpretamos mais de 80% dos estímulos exteriores, é um sentido único que nos conecta com o que nos rodeia e todas as crianças têm direito a receber os melhores cuidados de saúde visual.

Os profissionais de Saúde Visual desejam um Feliz Dia da Criança.

Optometrista Drº Carlos Lourenço.
Licenciado em Optometria e Ciências da Visão, pela Universidade da Beira Interior.