Exposição “A Olho Nu” apresenta imagens do interior do olho humano.

/ / Media

” A Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, recebeu a 3 de outubro a inauguração da exposição «A Olho Nu», uma mostra de fotografias que apresentam imagens do interior do olho humano. Com o objetivo de promover a saúde ocular, esta produção fotográfica tem caráter pedagógico, preventivo, social e solidário, uma vez que as vendas das obras expostas reverterão a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa – Odivelas e da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal APDP. Em exposição até ao dia 31 de outubro estão retinografias que nos guiam pelas patologias inerentes à visão, tais como o glaucoma, a lesão epitelial da córnea, ou a degenerescência macular relacionada com a idade, entre muitas outras.

Na cerimónia de inauguração – que contou com um momento musical pelo fadista Tiago Correia – estiveram presentes o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, e o Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas, Nuno Gaudêncio. Carlos Lourenço, médico oftalmologista, salientou que “estima-se que cerca de 80% da informação que recebemos é recebida e processada pelo complexo sistema visual”, sendo esta uma das razões que tornam “a prevenção e a promoção da saúde visual um imperativo”.

Organizada pela Óticas de Portugal – com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas, da Junta de Freguesia de Odivelas, da APCL – Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, e da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal – a exposição «A Olho Nu» está patente ao público, de segunda a sexta, das 09h30 às 18h45, e aos sábados, das 09h30 às 14h45. “

In Odivelas Hoje, 17 de Outubro de 2019.