Desde o final do século passado, assistimos a uma revolução digital, passando os equipamentos eletrónicos a estar presentes na nossa vida profissional e pessoal.
Milhões de pessoas de todas as idades utilizam, diariamente, computadores, tablets e smartphones, por períodos de várias horas por dia, aumentado o esforço do sistema visual.
Por este motivo, cada vez mais surgem queixas de irritação ocular, cansaço e visão desfocada, mas também dores de cabeça ou dor nas zonas do pescoço e ombros, devido ao uso prolongado dos diversos equipamentos digitais.
Esta condição é conhecida como Síndrome Visual Digital (AOA, 2020), e pode afetar mais de metade das pessoas que, habitualmente, utilizam equipamentos com ecrãs por várias horas, especialmente, em ambiente laboral.
Um conselho simples que poderá seguir é a regra 20/20. A cada 20 minutos de trabalho continuo de perto, deverá fazer uma pausa e olhar ao longe durante 20 segundos. Desta forma ajudará a aliviar o esforço visual.
Para melhorar o seu conforto e diminuir os sintomas deverá consultar o seu profissional de saúde visual, poís a solução poderá passar por adequar os óculos às suas necessidades, utilizar lubrificantes oculares ou adotar medidas de ergonomia visual.
Optometrista Drº Carlos Lourenço.
Licenciado em Optometria e Ciências da Visão, pela Universidade da Beira Interior.