Apoio às famílias Ucranianas

/ / Responsabilidade Social

O flagelo do derradeiro combate em solo Europeu estima, ao dia de hoje, 2 milhões e 300 mil refugiados.

Recém-nascidos, Bebés, Crianças, Mulheres, Idosos e Animais forçados a largar a familiaridade da sua terra, das suas raízes, para se entregarem à sorte do desconhecido. A alternativa assemelha-se desastrosa.

Acreditamos, piamente, que a proximidade física não é o factor decisivo do envolvimento emocional que nos tem acometido.

Acreditamos que a miséria relatada, diariamente, nos retira, a todos, da dormência da indiferença.

É preciso agir. E é preciso agir já!

A onda de solidariedade precisa ultrapassar a barreira das denúncias humanitárias no mundo digital. A onda de solidariedade urge materializar-se.

Até ao dia 17 de Março, as Ópticas Portugal serão um ponto de recolha de donativos para as famílias Ucranianas.

As que se encontram nas fronteiras com a Ucrânia, as que estão a caminho e as que, já, se alojaram em território nacional.

Posteriormente, transferiremos as doações para a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que opera em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Estas entidades articularão e distribuirão os bens de acordo com as carências em vigor.

Os bens necessários são:

. Animais: Ração húmida e seca.

Bens Alimentares: Açucar, arroz, barras energéticas, café solúvel, chocolates, enlatados, farinhas, farinhas lácteas, frutos secos, leite para Bebés, massas.

Cuidados de Saúde: Álcool, compressas, desinfectantes, fita adesiva, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos rápidos, soro fisiológico.

Medicamentos: Analgésicos, antial´ergicos, antidiarreicos, antiinflamatór´ios, antivirais.

Produtos de Higiene: Champôos, fraldas para Bebés ( vários tamanhos ), papel higiénico, pasta e escovas de dentes, pensos higiénicos e tampões, sabonetes e toalhitas de higiene.

Roupa: Almofadas, cobertores, mantas térmicas, sacos de cama, vestuário ( idades e género diversos ).

Tecnologia: Lanternas , rádios portáteis, pilhas e powerbanks.

De modo, a facilitar o trabalho dos voluntários envolvidos na acção, agradecemos, se possível, a acomodação dos bens em caixotes, não selados e, devidamente, etiquetados.

O nosso maior agradecimento não espelharia a nossa gratidão e reconhecimento pela vossa, certa, colaboração massiva.

Façamos a diferença!

Um imenso bem-haja!